Síndrome de Burnout, também conhecida pelo esgotamento profissional, é causada pela tensão emocional e o estresse crônico que pode ocorrer no ambiente de trabalho. Esse distúrbio é registrado no grupo 24 da CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), sendo um alerta para as grandes organizações.
Atualmente o Burnout está cada vez mais recorrente na sociedade. Os sintomas desses transtornos podem se refletir de várias maneiras: stress, depressão, agressividade, dificuldade de concentração, insônia entre outros. Dessa maneira a doença acaba trazendo incontáveis malefícios para a saúde, podendo até causar mortes .
No Japão, a doença é tão comum que mortes causadas pelo excesso de trabalho já possuem até uma denominação popular, “Karoshi”, sendo uma dos únicos países que relatam o Burnout como causa dos óbito.
Portanto, prevenir o Burnout é essencial em qualquer ambiente de trabalho para assim preservar a saúde integral dos colaboradores. Melhorar o clima organizacional, promover atividades físicas e mentais (como a meditação) são somente algumas das práticas que melhoram a saúde empresarial.